domingo, 16 de outubro de 2011

#OusadiaExplorada

O verdadeiro astro. Viaja, se concentra, e, às vezes, faz três cidades em 4 dias. Não, não estamos falando de nenhum artista da música. Falamos de um craque da bola que, na temporada de 2011, já entrou em campo em 59 oportunidades e, com 62, já iguala sua marca do ano passado. O nome é Neymar, de 19 anos, e você já o conhece, é claro.

Em campo, é caçado. Sofre com as duras faltas e com a cobrança de, sempre, ser o melhor do mundo. Pancada é nele mesmo! Faltam cartões para tantas 'duras' dos zagueiros. O foco está nele. UFA! Mas... Não será demais?

Sim, é demais! (Lembrando,) Neymar tem apenas 19 anos e já carrega a vida do Santos em suas costas. E o clube se aproveita burramente disso. Não entremos em detalhes de marketing ou de qualquer ponto financeiro, por favor. Aqui, a questão é de cansaço físico e mental. Na terça feira da semana passada, o jovem jogou pela Seleção Brasileira, pegou um vôo fretado, correu contra o tempo e chegou pronto para jogar a partida do Santos contra o Atlético Mineiro. Só não jogou mais 90 minutos porque foi expulso por reclamar do árbitro. Santa expulsão!

Neymar foi expulso por não ter mais cabeça. Estava cansado e desabafou. Se estressou e levou o vermelho. Muricy Ramalho ainda ficou irritado. Sinceramente, ele e a diretoria do Santos precisam entender que não se pode exigir tão alto de um jogador só. Neymar é Neymar. Joga, corre e faz a sua parte, mas um campeonato se joga com 20.

Não adianta a diretoria santista sempre reclamar das datas FIFA ou da CBF. O calendário sempre vai pesar nas pernas do jogador.

É lógico. O craque foi preparado para ser o melhor e para aguentar o tranco. Todas as semanas, quando o assunto vem à tona, saem matérias com declarações de que "se deixar, Neymar joga todo dia". Aos 19 anos é facil. O problema é quando, no futuro, toda essa pedreira pesar. E o medo é que pese em momentos decisivos, como em uma Copa do Mundo.

Neymar: a potência é imensa, o talento é precioso e está lapidado. Mas a exploração exacerbada é perigosa. O Mundial está chegando e é bom ficar de olho. Diretoria, patrocinadores e técnico, apreciem com moderação, por favor.

2 comentários:

  1. Acho que o Muricy tem que reclamar com a CBF sim. Não é de hoje que o calendário do futebol brasileiro está péssimo.

    Não é apenas o Neymar que sofreu na última rodada. R10 pelo Flamengo teve o mesmo fim por estar estressado já.

    O problema todo é que o Mano não faz um bom trabalho na seleção e precisa demais desses dois jogadores para "salvarem" a pele dele no comando da seleção.

    Sofrem os jogadores, e sofrido fica o campeonato que já está nivelado por baixo.

    O engraçado é que, quando algum jogador pede pra ficar de fora de uma convocação por estar cansado, este vira alvo do técnico e da CBF que o coloca contra a torcida, dizendo que este ou aquele não querem vestir as cores da amarelinha.

    A verdade é que está tudo errado... E pelo calendário de 2012 já divulgado, vai continuar errado.

    ResponderExcluir
  2. O cara é demais...
    Abraço para o Blog na Rede e parabéns pelo trabalho!

    Tiago Sal

    ResponderExcluir