
O que ele ouviu nas últimas semanas foi brincadeira. O chamavam de herege, traidor da pátria e tantas outras coisas, de forma indireta, é claro, como é normal por parte da imprensa.
O que esse rapaz de 24 anos(pasmem!) deve ter sentido não está no gibi. Tentaram jogar um país inteiro contra ele, tentaram de todas as formas desestabilizar e crucificar um jogador por causa do desempenho de toda uma seleção.
Idolatraram Tevez, que nada fez e nada faz. Chutaram Messi, que tanto tenta, tanto faz e ao mesmo tempo nada faz.
O povo argentino, em sua maioria, apoia La Pulga. O apoio incondicional faz parte da tradição dos caras, que amam tanto esse esporte que para eles os 90 minutos são sagrados. Vaias? Cobranças? Depois. "Enquanto a bola estiver rolando, cantem."
E mais uma vez, para aqueles que não acreditam: o dedo do técnico mudou o panorama de uma partida de futebol e toda a postura de uma equipe.
Batista foi genial. Enquanto pediam e falavam com tanta autoridade que Messi precisava de dois volantes criativos e com bom passe, como no Barcelona, para render, Sergio bateu o pé e fez diferente.
Abriu dois velocistas voluntariosos nas duas pontas e fixou Higuaín. Ao invés da bola chegar até Lionel, o próprio ia buscar a bola e distribuir. A tática da Costa Rica desmontou com o posicionamento inesperado da seleção argentina, Messi decidiu o jogo em dois passes milimétricos, e o estádio ficou boquiaberto com sua atuação.
A melhor exibição de Lionel Messi, no ano, dentro e principalmente fora de campo por aguentar tudo isso.
O adversário era fraco. Verdade, mas nem isso é capaz de tirar o brilho da vitória e principalmente da atuação do melhor do mundo. A principal mudança não foi tática, nem técnica. O que mudou foi a postura da equipe.
Pode não ser campeã? Pode ser eliminado na próxima fase? Pode, o nível dessa Copa América surpreendentemente, está muito bom. Ainda bem...porque vai pegar fogo.
O maior "cala a boca" da história. Não, isso não, o cara é humilde demais para isso.
O maior "me respeitem" da história. Aí sim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário