quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Os dois lados da moeda


Roberto Carlos há uma semana atrás fechou com o ultra-desconhecido (desconhecido sou eu) Anzhi Makhachkala, da Rússia. O que leva um jogador extremamente vitorioso com passagens por grandes clubes da europa a aceitar ir jogar num time deste, nós sabemos. Dinheiro.

Roberto Carlos está com 38 anos de idade(fim de carreira), sabe que não tem mais condições de jogar nos grandes centros europeus e foi seduzido pela proposta milionária dos russos. Sua imagem estava arranhada com a torcida do Corinthians, e viu no Anzhi, a válvula de escape para fugir das confusões no Brasil e engordar ainda mais sua conta bancária.
Não critico o lateral por isso. Afinal, dinheiro nunca é demais(seja para mim, para você, Roberto Carlos ou Eike Batista). Mas por que não ficar no Timão, dar a volta por cima e limpar sua imagem perante à Fiel? O talento de Roberto Carlos é inquestionável, mas o jogador teve sua imagem bastante atacada após a Copa do Mundo de 2006 onde ... melhor nem lembrar.

SE eu fosse o RC ficava e calava a boca dos críticos, assim como seu amigo R9 costumava fazer; fugir, não foi a melhor solução, mas vai saber o que é melhor quando se tem uma oferta de 9 milhões de euros por ano...

Agora vamos ao caso do Jucilei. O volante tem um futuro enorme pela frente no futebol e já optou por ir para a Rússia. Jucilei apareceu muito bem no Corinthians e foi um dos destaques da equipe no Brasileirão do ano passado, onde foi eleito um dos melhores jogadores do campeonato. O jogador chegou a ser convocado por Mano Menezes (admirador do seu futebol) e de repente, aceita proposta para jogar no Anzhi, juntamente com seu ex-companheiro de Corinthians, Roberto Carlos.

Confesso que não entendi até agora. O volante recebeu ofertas(não tão bilionárias como a do Anzhi) da Fiorentina e da Juventus e acabou recusando-as e acertando sua ida ao futebol russo. Óbvio que 23 milhões(valor que o time pagou), são capazes de mexer com a cabeça de qualquer um. Mas certamente não paga o "esquecimento" em que o futebol de Jucilei cairá. Ele não está indo nem para um dos 3 melhores(se é que são bons) times da Rússia; isso se tratando de mercado da bola do futebol europeu, é um tremendo golpe numa carreira promissora.

Com qualidade técnica, força e boa marcação, o jogador tem vaga em qualquer time do Brasil e em times de médio porte da Europa. Mas fazer o quê, se nos dias de hoje, cifrões valem muito mais que uma seleção brasileira e amor a camisa? Só nos resta lamentar e esperar para que Jucilei e Roberto Carlos ao acertarem com o Anzhi, tenham visto os dois lados da moeda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário