
A conceituada revista inglesa FourFourTwo, em sua edição de Julho, traz como matéria principal a decadência atual do futebol brasileiro. Os jornalistas apontam a prática do jogo feio e monótono, a crise política de Ricardo Teixeira e cia. e a falta de estrelas internacionais como principais motivos da até então inexplicável e intocável(pela imprensa brasileira) situação do nosso futebol.
Todos os pontos citados são verdadeiros, mas ninguém nunca ousou comentar por aqui. A constante exaltação arrogante de alguns brasileiros, influentes nacionalmente, à respeito do esporte faz com que deixemos de enxergar problemas sérios bem embaixo do nosso nariz.
Se pararmos para analisar, veremos que nosso problema não é x nem y, é questão de base, de estrutura, de todo um processo que deixou o Brasil sempre como referência do esporte mais popular do mundo durante mais de 50 anos.
Hoje em dia, a acelerada modernização do futebol mudou hábitos, formas administrativas e formas de se gerar receita. Toda federação precisa estar ciente disso e se adaptar às mudanças. TODA. O problema, é que para a nossa fazer isso, vai demorar. Fora dos campos, o Brasil caminha devagar, como sempre. A tradição da Seleção no esporte não traz tudo, é preciso de trabalho.
Boa! Precisamos melhorar isso!
ResponderExcluir